
Como acontece o Concurso de Redação na Educação Infantil?
Com o objetivo de estimular práticas de leitura e escrita, todos os anos, o Colégio realiza o Concurso de Redação, do qual participam os alunos desde o Módulo 2 da Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Médio.
Para o Concurso, é escolhido um tema que é trabalhado em todas as séries, com as especificidades necessárias a cada faixa etária. Na Educação Infantil, a professora utiliza diversos recursos, como imagens, filmes, músicas, livros, peças, e proporciona debates com a turma sobre o tema antes de dar início às produções.
Para que a produção textual aconteça, a professora desempenha o papel de escriba para os alunos, dessa forma, as ideias que compõem o texto são exclusivas das crianças.
Os alunos do módulo 2 fazem uma redação coletiva, por sala, com a participação de todos os alunos da turma. Nos módulos 3 e 4, cada aluno faz uma redação.
Além do texto, cada aluno faz também uma ilustração individual sobre o tema.
Depois de feitas as redações e as ilustrações, a equipe pedagógica seleciona as melhores redações e ilustrações. A premiação ocorre da seguinte forma:
Módulo 2:
-
Uma redação coletiva de uma turma do módulo 2.
-
Uma ilustração individual de um aluno do módulo 2.
Módulos 3 e 4:
-
Cinco textos premiados por série.
-
Uma ilustração individual por série.
Depois de selecionadas as produções vencedoras, o Colégio realiza uma Solenidade de Premiação com sessão de autógrafos dos alunos.
Qual é o tema desse ano?
O tema do Concurso de Redação deste ano é o mesmo da Campanha da Fraternidade: “Eu vim para servir”.
Tema: “Eu vim para servir”
Enfoque: amor e solidariedade ao próximo
Saiba mais sobre a Campanha da Fraternidade 2015:
“Eu vim para servir” é a resposta de Jesus aos discípulos quando se perguntavam quem seria o maior, o primeiro dentre eles. Foi uma oportunidade para Jesus lhes dar uma lição sobre o poder como serviço (Mc 8,34-35). Jesus veio não para ser servido e sim para servir e dar a vida pela salvação de muitos.
Com a CF de 2015, a Igreja reafirma à sociedade seu compromisso, a exemplo de Jesus, de colocar-se a serviço de todos os brasileiros na sua missão espiritual e religiosa que lhe é própria e de libertar as pessoas de situações de exclusão e injustiça e colaborar com todos na promoção da dignidade da pessoa humana, de seus direitos e do bem comum de todos os brasileiros.
Toda pessoa humana se realiza pela prática do bem, da generosidade, da misericórdia. Servir gratuitamente vale mais que qualquer remuneração material. Também a Igreja quer ser servidora, solidária e só se realiza com a prática destas virtudes, pois assim lhe ensinou seu fundador, Jesus. Em que a Igreja quer servir? Em tudo aquilo que dignifica a pessoa humana, em tudo aquilo que leve o planeta e a raça humana serem melhores.
Referências Bibliográficas:
http://www.cnbb.org.br/outros/dom-gil-antonio-moreira/16073-eu-vim-para-servir
http://www.pastoraldacrianca.org.br/pt/tema/149-missao/3500-eu-vim-para-servir-cf-mc-10-45
Como o tema foi trabalhado na Educação Infantil?
O tema “Eu vim para servir” foi trabalhado na Educação Infantil a partir da questão do amor e da solidariedade ao próximo. Os professores exibiram vídeos sobre o tema, realizaram várias rodas de conversa com as crianças para discuti-lo, buscando sempre exemplificá-lo a partir de ações cotidianas concretas para facilitar a compreensão dos alunos e a produção das redações.

Concurso de Redação 2015
Vídeos:
Solidariedade
amor ao próximo
Uma emocionante história de amor ao próximo
Redações e Ilustrações Vencedoras
Módulo 2


Menino ajudando a vovó a levar a sacola do mercado.
Esperança
(Módulo 2E)

Ajudar é uma coisa muito boa, todo mundo alguma vez já precisou de ajuda. A mamãe precisa de ajuda para guardar os tênis no armário e os brinquedos na caixa, a professora precisa de ajuda para colocar as cadeiras no lugar, a velhinha precisou de ajuda para atravessar a rua e o menino ajudou porque ele é bonzinho.
Nós ainda somos pequenos e precisamos de muito mais ajuda, porque ainda não sabemos fazer as coisas sozinhos. Por isso, quando eu crescer eu também vou ajudar muito as pessoas que precisam, dando um abraço ou um pedaço de chocolate.
Ajudar deixa a vida mais bonita e mais legal. Eu sou feliz assim: Ajudando quem precisa!
Ajudando.


Ilustração
Redação
Módulo 2
Ilustração
Módulo 3
Redação
Módulo 3
Ajudando
O moço que estava andando na rua tinha machucado o pé, aí ele usou uma garrafa como sapato.
Um menino o ajudou! Pegou o seu dinheiro no cofrinho e comprou um sapato para ele. Aí, o pai do menino veio e ele o abraçou.
O meu pai está economizando água e está ajudando o planeta. Tem que economizar água e tem que limpar a rua, porque tem gente que é "porcalhão" e joga tudo no chão da rua e machuca os pés das pessoas.


Eu aprendi que quando alguém se machucar ou carregar uma coisa muito pesada você tem que ajudar e, aí, um ajuda o outro, porque as pessoas ficam “dodóis” se elas carregam peso demais. E para quem se machuca, temos que pegar um bandeide para por no pé e para todo o corpo se precisar. E isso é ajudar as pessoas!
Quem ajuda as pessoas vira um príncipe ou uma princesa. Aí eles vão viver no castelo e lá, se um deles se machucar, o outro ajuda para eles ficarem bem para dançar muito, muito, muito no baile do castelo... Até cansar!
Todo mundo vira príncipe e princesa
Todo mundo ajuda
Eu entendi que tem que ajudar todos os pobres. Eu aprendi que tem que comprar coisas para os pobres, porque se eles não têm dinheiro, têm que usar uma garrafa nos pés.
Aí eu disse para minha mãe que temos que comprar um tênis para uma pessoa pobre, porque provavelmente ela usa garrafa nos pés.

As pessoas pobres não têm dinheiro e assim não têm nada.
Na minha casa, minha família faz pão para as pessoas que passam fome.
Fazemos um caixa com pãozinho e uma caixa de leite e colocamos dentro da Saveiro para o meu pai entregar para as pessoas pobres.
Como não posso entregar com meu pai, acho que as pessoas ficam felizes quando recebem o pão e o leite.
É muito importante ajudar as pessoas para que elas fiquem felizes e sem fome.
Importante Ajudar
Pessoas Felizes
Quando alguém está triste, eu abraço e falo que tudo vai ficar bem.
Quando alguém maltrata outra pessoa, eu falo para parar e que é feio fazer isso.
Quando alguém está machucado, eu peço ajuda ou cuido para ele ficar bem.
Quando alguém precisa de roupas ou comida, eu ajudo a dar o que tenho em casa.
É importante ajudar as pessoas para que elas fiquem felizes e vejam que também podem ajudar outras pessoas a serem felizes.


Ilustração
Módulo 4
Uma história de amizade.


O meu coração tocou logo no começo do filme que assistimos. Ajudar é muito bom e deixa as pessoas muito alegres e felizes.
Quando minha mãe fala que está na hora de doar meus brinquedos, eu dou para as crianças de “Passa Quatro”. Isso é servir, não é mesmo?
Eu sirvo!

Redação
Módulo 4
Amor é ajudar
Jesus é muito bom, criou as pessoas, fez o mundo e temos que seguir as coisas boas que Ele ensinou.
Ajudar aos amigos é uma atitude boa. Temos que ajudar todos que precisam.
Eu já ajudei minha avó a preparar a mesa para o almoço, sempre que der vou continuar ajudando minha avó e todos que precisarem.

Os que ajudam as pessoas
Achei muito importante assistir ao vídeo, ele mostrou algo que me chamou muito a atenção. Um sempre ajuda o outro.
O menino do vídeo ajudou o morador de rua, comprando um chinelo.
O mundo precisa de mais pessoas assim, que ajudam o outro. Eu já ajudei uma menina que precisava, doando uma toalha de casa.
É muito bom poder ajudar!

Papai do Céu, ajude as pessoas!
Temos que escutar o que Jesus nos fala, é importante ajudar.
Pensar nas pessoas que precisam mostra que a gente se preocupa com o outro.
Eu ajudo minha avó a guardar os meus brinquedos, não a deixo guardar sozinha, também sei servir.
Servir o outro é muito bom, quem serve Jesus ama e abençoa.

Ajudar faz bem ao coração
Quando a gente ajuda as pessoas, nos sentimos melhor do que sem ajudar.
Sempre temos que dar amor e carinho para as pessoas. Isso é a nossa esperança.
Eu ajudo as pessoas na minha igreja.

Confiram o processo de produção
Módulo 2
Módulo 3
Módulo 4











